Outro Vinho
A Outrovinho é uma microvinícola gaúcha fundada em 2019 por Davi Pretto, Paola Wink e Pedro Cupertino. Com o interesse comum pelo universo do vinho natural, os três amigos se reuniram para fazer vinhos de mínima intervenção, ou seja, sem a adição de químicos e sem leveduras selecionadas. Dessa forma, através de leveduras selvagens, os vinhos são vinificados naturalmente com mínima interferência humana. São utilizados métodos que buscam explorar as potencialidades e singularidades das uvas, sem adição de produtos sintéticos de aroma e sabor.
Na primeira safra, de 2020, foram produzidos seis vinhos: “Incerteza Viva”, “Pinot Maravilha”, “Hey Ma”, “Não importa o que está sendo vendido mas o que você compra”, “Quanto mais você sabe, menos você vê” e “Takashi”. Essa produção inicial totalizou em torno de 4.000 garrafas, as quais foram distribuídas em todo o Brasil e conquistaram elogios dos principais sommeliers nacionais. Em 2022, a Outrovinho lançou sua segunda safra, relativa a 2021, em que foram produzidos cinco vinhos: “Vitalina”, “Isto não é um traminer”, “Um gosto de sol”, “Electric relaxation” e “Quando o rio encontra o mar”.
Atualmente, na safra de 2022, a vinícola lançou cinco vinhos: “Branca”, “Solaris”, “Stars at noon”, “Ventura” e “Noturno”. Nesta safra, a Outrovinho trabalhou especialmente com as castas Traminer e Cabernet Sauvignon, ressaltando particularidades específicas através de métodos de vinificação diversos em cada um dos vinhos. Foram produzidas, ao todo, 3.000 garrafas.
Todos os rótulos da marca são criados por artistas contemporâneos brasileiros, característica que ressalta a personalidade original e peculiar de cada um dos vinhos produzidos. Essa iniciativa propõe dar visibilidade e destaque aos artistas, em um movimento de coerência com a visão e a expertise profissional dos fundadores da vinícola. Aliando a produção artística à criação de vinhos naturais, a Outrovinho propõe uma experiência irreverente a quem deseja conhecer um vinho para além da tradição enófila.